O projeto

As Histórias do João Balão fazem parte de um projecto musical e literário dirigido ao público infanto-juvenil. O seu formato acessível tem ambição de o fazer chegar a qualquer pessoa, independentemente da sua limitação. Para além do CD com as músicas, conta com um livro preparado para leitores com dislexia e outra edição em Braille. Também estão a ser criados vídeos das músicas interpretadas em Língua Gestual Portuguesa e com legendas. O prefácio é da autoria da afamada escritora Rita Ferro.

Escrever para os mais pequenos não é só um talento, é um super-poder (…). Os textos musicáveis de Pedro Pestana, e o imaginário da sua personagem João Balão, têm esse ingrediente valioso.

Rita Ferro

O que são as Histórias do João Balão?

O João Balão é o personagem desta obra. É o casamento entre o absurdo e a aliteração – a voz e a guitarra são os padrinhos. A mistura é mágica e, ao mesmo tempo, fica no ouvido. É como se vivêssemos sempre a dormir e a sonhar! Entre histórias reais e outras surreais, o João Balão vive num frenesim constante entre o medo, a asneira, a aventura, e a solidão – mas sempre com vontade de brincar e de ser grande. Ah!! As histórias são feitas para crianças depois do biberão e antes do gavetão!

O formato do projeto

As músicas são interpretadas com recurso a guitarra clássica, guitarra portuguesa, assobio, caixa de música e voz. Foram introduzidos trechos de fala de uma criança. O projeto apresenta-se em diversos formatos com o objetivo de ser o mais acessível possível.

  • Edição ilustrada amiga de leitores com dislexia + CD àudio
  • Edição em Braille para crianças cegas ou com baixa visão + CD àudio
  • Vídeos em Língua Gestual Portuguesa para crianças com surdez

O facto de serem apenas 8 poemas faz com que a criança consiga levar a bom porto a leitura da obra na íntegra. Assim, também conseguem ouvir as músicas de fio a pavio.

As músicas estão acessíveis na maioria das plataformas digitais de distribuição (Spotify, YouTube music, Deezer, etc). A versão digital do CD está à venda no Bandcamp.